Hiper-Realidade Platônica

Hiper-Realidade Platônica
Hiper-Realidade Platônica

O Sistema do Injusto

O Sistema do Injusto
O Sistema do Injusto

Casamento a Distância

Casamento a Distância
Casamento a Distância

Beep... Amem...

Beep... Amem...
Beep...Amem...

O Sistema do Injusto

domingo, 30 de maio de 2010

O Sistema do Injusto

Ao assistir Capitalismo - Uma História de Amor, brilhante documentário escrito edirigido pelo polêmico Michael Moore, uma entrevista com um padre me chamou a atenção. Em síntese, ele dizia que segundo os ensinamentos cristões, o capitalismo não poderia ser visto com bons olhos, visto que Jesus sempre pregou a união entre todos os homens, a ajuda e o respeito mútuo, e mesmo uma a sociedade sem distinção.

De fato, no capitalismo os valores são justamente o inverso do citado pelo padre. Para enriquecer necessitamos tirar algo de alguém. É uma disputa constante. Ao invés da união, prevalece o individualismo. Um jogo em que pouquíssimos saem vitoriosos. Como um sistema hiper-real por excelência, nós só sabemos o que acontece se alguém nos informar, e uma vez que a origem da informação poderá ser simulada, a verdade é que nada sabemos.

Algumas mídias alternativas, aquelas que são abafadas pela principal, sempre procuram nos trazer uma informação que vai na contramão do que é comumente dito por aí, porém logo alguém caracteriza tal informação como uma espécie de teoria da conspiração. Se realmente estão conspirando ou se realmente dizem a verdade, não temos como saber, por isto digo que mesmo as novidades estão num nível estratosférico hiper-real.

A máquina é responsável por gravar em nossa mente palavras como "liberdade" e sentenças como "o céu é o limite", "você é livre para fazer o que quiser" ou mesmo "o sistema das oportunidades", porém a verdade é que este é um sistema oportunista e que hora ou outra irá sucumbir. É impossível que um sistema que visa o consumo constante consiga vender alguma coisa num mundo onde cada vez as pessoas comprometem totalmente o seu rendimento. Num sistema onde a maior parte do que as pessoas ganham são para pagar juros e impostos.

Se a demanda por crédito cresce, isto significa que as pessoas não tem dinheiro. Elas precisam financiar uma aquisição por que o que possuem na conta não dá conta do recado. A maioria dos carros são vendidos sob concessão de crédito, assim como o financiamento imobiliário. Com o aumento dos prazos para pagar, a pessoa fica endividada por mais tempo ainda, ou seja, pouco sobrará para novas aquisições. Cada vez mais as instituições financeiras aumentam os prazos para aumentar o seu lucro a longo prazo e também para diminuir o valor das parcelas, e assim aumentar o poder aquisitivo dos consumidores, sedentos por comprar.

Uma hora não dá mais para apertar. Chegará o dia em que uma pessoa de 30 anos de idade ficará devendo integralmente os seus rendimentos por mais da metade de sua vida. Então as pessoas perderão o seu poder de compra. Claro está que a coisa só beneficia os detentores do dinheiro. Aquela pequena casta da sociedade que rege tudo mais, que dita modismos e tendências, que controlam o que você lê e ouve.

É uma casta perigosa que vale do artifício proporcionado pelo deus-dinheiro para controlar todos os demais. Porém esta casta é composta por homens egoístas: sendo homens eles também erram e uma hora perderão. Este é um sistema de injustiça baseado em exploração. É assim que as coisas funcionam. Todos sabem, só não sei por que ainda conseguem sorrir. Vai ver que pensam que são livres.

Sou feliz em saber que se me tiram o dinheiro, eu ainda tenho dignidade, opinião, uma família para amar, serenidade e persistência para começar de novo. Agora quanto a estes mandatários, se lhes tiram o dinheiro eles ficam totalmente pelados, sem ter para onde ir ou correr. Do mesmo modo que se você arranca a fama dos famosos, parece que o único caminho disponível para eles é a miséria e a decadência.

Eu não sou assim. Não precisa ser assim.
Compartilhe este post:
StumpleUpon Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto sobre o sistema capitalista. Um apelo ao que de real e valioso temos e um alerta para o momento em que vivemos.

25 de agosto de 2010 às 15:19
O Comediante disse...

Belo documentário supra citado, Michael Moore pra mim é um gênio, uma pessoal ímpar num país onde o consumismo e o imperialismo comandam, sendo assim tento mostrar para as pessoas com as quais convivo no dia-a-dia, que o capitalismo é um sistema o qual cega as pessoas e as condiciona a serem pessoas que não buscam a real felicidade, aliás acredito que a felicidade é algo intrínseco e não pode ser comprando numa loja de varejo. Desta forma as pessoas cada dia mais se sentem frustadas pois não conseguem comprar um produto da moda. Fruto da mídia, a maior ferramenta do capitalismo, não posso entender como um sistema que é genocida ainda é sustentando pelas pessoas que mais sofrem com ele. E diga se passagem as "igrejas" que dizem que estão trazendo a salvação as pessoas são um dos tentáculos do sistema, introduziram em seus cultos a máxima que quem não paga o "dízimo" está roubando a deus, sendo assim o capitalismo é nada mais que um sistema que só serve para a exploração do homem sobre o homem. Parabéns pelos seus escritos, apesar de não concordar com todos, farei o possível para vc possa continuar a escreve-los.

20 de outubro de 2010 às 07:38

Postar um comentário