Hiper-Realidade Platônica

Hiper-Realidade Platônica
Hiper-Realidade Platônica

O Sistema do Injusto

O Sistema do Injusto
O Sistema do Injusto

Casamento a Distância

Casamento a Distância
Casamento a Distância

Beep... Amem...

Beep... Amem...
Beep...Amem...

Beep...Amem...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Padre Robô

Eu sempre desconfiei que as religiões tivessem algo de hiper-real em seu próprio enunciado, porém chegamos a uma nova fase de espanto, uma vez que um dos sacramentos bíblicos já pode ser realizado pela figura de um robô.

Sim, é isto mesmo. No Japão uma espécie de padre robotizado celebrou uma cerimônia de casamento entre dois jovens. Num momento onde logo, logo os robôs ganharão as ruas, nada mais conveniente do que criar uma religião para salvar e controlar estas almas virtuais.

Dia vai, dia vem e aí estamos nós, reles humanos sem impor limites para as nossas vontades. Num universo onde já somos dominados pela tecnologia, temo pelo dia em que passaremos a discutir política com os robôs, levar os robôs ao cinema (será que eles iriam se emocionar com o Homem Bicentenário ou com Inteligência Artificial?) e - quem sabe? - levarmos os robôs ao motel para transar.

O pior é achar que tudo isto são reflexos de uma evolução natural, sendo que aqueles que são contra deveriam se isolar em cavernas. Não senhor, somos a favor da evolução, porém ela ainda não aconteceu. Também não somos idiotas em achar que está tudo bem.

Veja só o que o noivo disse em entrevista:

"Eu sempre achei que os robôs estariam mais integrados no dia a dia das pessoas. Este lindo robô é parte de minha empresa, então eu decidi que amaria ter ele em minha cerimônia."

Então quer dizer que se eu trabalho no McDonalds deverei fazer a cerimônia de meu casamento no espaço destinado a festas? Francamente. Percebemos que aquilo que é claramente uma ameaça a diversos setores públicos, é visto como algo engraçado pela maior parte das pessoas.

Segundo reportagem, o próximo passo é trazer os "lindos" robôs para cuidar dos velhinhos no Japão.

Lembrem-se, amigos, a máquina condiciona. Não vamos nos fazer de tapados e achar que está tudo bem.

* Post publicado originalmente em meu blog pessoal no dia 22/05/10.
Compartilhe este post:
StumpleUpon Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

0 comentários:

Postar um comentário